segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

BIDEN PODE APRENDER COM LULA

                           Hudson Cunha* 
Foto oficial EBC 


       As pesquisas de opinião são unânimes em constatar a queda da aprovação de Biden e dos democratas em relação aos jovens, aos negros, aos latinos e às mulheres e às parcelas mais pobres da população. 
Estes segmentos se consideram preteridos nas políticas adotadas pelo atual governo norte-americano e estão propensos em percentual crescente a votar na oposição.

São justamente estes segmentos no Brasil que Lula prioriza nas suas políticas, portanto, se Biden inspirar no presidente brasileiro tem possibilidade de reverter este quadro e recuperar eleitores.

As principais causas desta queda nas pesquisas de opinião são: endividamento crescente das famílias, dívidas estudantis sem quitacoes facilitadas, déficit Habitacional, altos gastos com saúde, não enfrentamento das violências policiais contra negros, queda no amor ao modelo americano de sociedade e espírito belicista com altos gastos militares ou de financiamento de guerras.

Lula tem propostas de soluções para cada um destes problemas, que podem ser adotados com Biden com adaptações à realidade dos EUA.

São as seguintes, com cada problema e programa correlato do governo Lula :

1) Dívidas de cartão de crédito e outras similares, Lula tem o Programa Desenrola e legislação limitadora de juros.
2) Dívidas estudantis, incentivos à quitação de débitos do Fies com descontos.
3) Déficit Habitacional, enfrentado com o programa Minha Casa Minha Vida, de construção de residências principalmente para os mais pobres com pagamento facilitado.
4) A questão das violências policiais com novas matérias nos cursos de formação e ainda avança estudos para a desmilitarização, combinadas com a visão de polícia cidadã. 
5) Falta de canais de participação dos cidadãos, com as propostas de criação de conferências e conselhos na definição de políticas para os ministros e Ministérios; além de ter estrutura institucional para as principais áreas.  
6) Limite do apoio durante a Pandemia. Lula prossegue apoiando os orçamentos das familias necessitadas com o Programa Bolsa Família.
7) Altos custos do sistema de saúde e mortes por hipertensão e outras doenças. Lula tem diversas propostas como o Sistema Único de Saúde e a Farmácia Popular.
8) Espírito belicista pode ser substituído pelo empenho pelo cessar-fogo e pela paz, como Lula tem defendido nos fóruns internacionais. E redirecionar recursos bélicos para programas sociais. 
9) Elevar o amor ao modelo de sociedade só com a alteração do atual por um que se volte e ouça todos os cidadãos e assegure o respeito à autodeterminação dos povos.

Tem outros programas e medidas de Lula para Biden inspirar, aqui estão alguns deles que vão no sentido de superação das críticas e problemas do governo do Partido Democrata com Biden.

Basta Biden e os democratas se inspirarem e agirem como propõe Lula e sua agremiação, o Partido dos Trabalhadores.

Espera-se isto ou derrota amarga de Biden e dos Democratas.

*Hudson Cunha é militante do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário